sexta-feira, agosto 22, 2008

Touch Sight

Touch sight é o nome da nova máquina fotográfica para pessoas com deficiência visual. O protótipo foi desenvolvido por Chueh Lee, Liqing Zou, Ning Xu, Saiyou Ma, Dan Hu, Fengshun Jiang & Zhenhui Sun e é neste momento propriedade da Samsung.



Não é a primeira vez que se constroem máquinas fotográficas para pessoas com deficiência visual mas esta parece bem mais atraente.

Em que consiste a touch sight?
Uma das suas caracteristicas é a gravação de 3 segundos de som depois de premir o botão, o que permite ao utilizador usá-lo mais tarde para lembrar o momento e também para organizar as suas fotos. Além disso, possui um ecrã em braille que apresenta uma imagem 3D na sua superfície. Este aparelho assegura o dowload/upload das fotos de/para outras Touch Sight.

Como utilizar?
Curiosamente, ela deve ser utilizada sobre a testa de modo a estabilizá-la. Este aspecto foi descoberto por Chueh aquando da sua pesquisa em Israel.

É útil ou é mais um gadget desnecessário?
  • Apenas 10% das pessoas com deficiência visual são invisuais.
  • A estimativa das distâncias não é problema uma vez que usam a audição.
  • Conseguem detectar as fontes de luz pelo calor que emitem.
  • Conseguem elaborar fotografias mentais com outros sentidos.

Por conseguinte, penso que será uma vantagem para as pessoa com deficiência visual que conseguem ler braille.

Prémios
Enquanto aguardamos pela comercialização da Touch Sight, ela marca pontos, tendo recebido o primeiro prémio nos Internatinal Design Excellence Awards 2008, na categoria de Communication-Tools - Concepts.

Sem comentários:

Share