quarta-feira, agosto 27, 2008

Reportagens Euronews - Acessibilidade; Segurança no Trabalho

A Euronews tem uma rúbrica chamada Europeans que apresenta reportagens muito interessantes.
Hoje tive oportunidade de ver uma sobre a acessibilidade em vários países da Europa. Mais tarde fui até ao site e fiquei surpreendida ao encontrar uma outra reportagem sobre segurança no trabalho.
Um dos cenários desta segunda reportagem é uma pequena fábrica de um agricultor, cuja esposa sofreu um acidente de trabaho, perdendo mobilidade num dos braços. Desde essa data passou a fazer avaliações de risco e contratou um ergonomista.
Aproveito para citar a entrevista a Géry Decock: "Tornámo-nos muito mais conscientes depois do acidente. Antes, trabalhavamos apenas sem nos dar conta dos perigos que podiam resultar em acidente. Hoje a minha mulher regressou. Foi necessário adaptar postos de trabalho e isso foi feito por um perito em ergonomia que veio estudar o posto de trabalho e a minha mulher pôde retomar a actividade mais ou menos como uma pessoa normal. Mas no primeiro ano, isso custou 50% dos rendimentos da exploração."
Penso que esta entrevista demonstra a importância de uma abordagem preventiva na segurança do trabalho, da avaliação de riscos e ainda da importância do ergonomista no regresso ao trabalho.
Passem pelo site: http://www.euronews.net/pt/europa/europeans/ para verem estas e outras reportagens.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola

Sou ergonomista no Brasil, se quiseres trocar algum ideia estou aberto para discussões.

Att

Rafael Claudino
Design Ergonomista
Erick_lecard@yahoo.com.br

simply_rain disse...

Olá,
Obrigada pelo seu contributo.
Tem alguma área de interesse dentro do campo da ergonomia?

Anónimo disse...

ridiculed pafp publishers blogonce discern utopian ceiling sourcing invoking alongwith budgeted
lolikneri havaqatsu

Share