sexta-feira, agosto 15, 2008

Envelhecimento e trabalho

A população europeia está a envelhecer como se pode observar nas pirâmides etárias abaixo.
A idade activa está a aumentar com consequências no mundo do trabalho.
Assim sendo, é preciso tomar medidas políticas e sociais para fazer face às mutações da sociedade. Neste post poderão ficar a saber que medidas já foram tomadas e outras curiosidades acerca do envelhecimento no trabalho.

Um trabalhador é considerado sénior a partir dos 55 anos. Em Portugal, em 2007, cerca de metade da poulação activa encontrava-se nesta faixa etária. Na Europa a 27 a percentagem de trabalhadores séniores situa-se nos 43,5%, em 2007.

Quais são as características desta faixa etária?
- Perda de capacidade associada aos orgãos dos sentidos.
- Demoram o dobro do tempo a recuperar de lesões.

Por outro lado têm 1/3 da propensão para terem uma lesão que os faça faltar ao trabalho quando comparados com os jovens. Além disso, demonstram um perfil de competências mais elevado, tendo ocorrido uma mudança das ocupações manuais para as mais dependentes do conhecimento, adaptando-se desta forma à economia actual.

Que medidas políticas foram tomadas?
- Em 2001, no Stockholm European Council definiu-se como objectivo para 2010 ter pelo menos 50% da população da UE entre os 55 e 64 anos empregada.
- Em 2002, no Barcelona European Council delineou-se um aumento progressivo de 5 anos na idade em que as pessoas se reformam, até 2010.

Que implicações têm estas medidas?
Ao aumentar a idade activa é necessário proporcinar melhores condições de vida e de trabalho bem como actualizar o sistema de protecção social.

Proporcionar trabalhos em part-time para a população acima dos 55 anos é uma estratégia essencial que carece de desenvolvimento. A adaptação dos equipamentos, o assegurar da acessibilidade ao posto de trabalho, o planeamento da transferência de competências são outros tema em destaque nos quais a ergonomia pode ter uma intervenção.

Fontes: http://www.eurofound.europa.eu/pubdocs/2008/53/en/1/ef0853en.pdf; http://ec.europa.eu/employment_social/employment_analysis/eie/eie2007_conf_minty_en.pdf

Sem comentários:

Share