segunda-feira, outubro 29, 2007

Um dia na vida de uma ergonomista - Parte 1

Para cumprir os objectivos do meu estágio curricular é essencial perceber como os ergonomistas desenvolvem a sua actividade, que dificuldades encontram no dia-a-dia e de que ferramentas e indicadores necessitam.
Nesse sentido, iniciei hoje um conjunto de visitas a ergonomistas.

Aqui ficam alguns aspectos interessantes da análise do trabalho de uma ergonomista na indústria:
- O trabalho desta ergonomista é reconhecido. No decorrer do dia, observei pedidos de informação/participação/esclarecimento de: fornecedores, membros da engenharia de produção e operadores.
- Os operadores sabem queixar-se e utilizam os termos da ergonomia quando fazem alguma sugestão.
- A própria produção se encarrega de encaminhar alguns pedidos de melhoria.
- A ergonomista só se ocupa dos factores de risco de lesões músculo-esqueléticas e fadiga. Os factores psicossociais não são alvo da atenção da empresa. Outros profissionais ocupam-se das questões relacionadas com a segurança de forma mais directa.
- É necessário conhecer muito bem o processo de produção e as peças utilizadas antes de fazer uma análise no terreno. Para isso os colegas da engenharia de produção fornecem alguns dados, nomeadamente através de análises MTM (Método Tempos e Movimentos).

Se algum ergonomista quiser colaborar neste projecto deixe o seu comentário por favor.

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do blog a informação é útil, actualizada e está exposta de forma clara. Parabéns. Claro que agora o vou consultar mais vezes.

Share