sábado, outubro 13, 2007

Concepção de dispositivos médicos

Segundo Erik Swain (americano), há alguns anos atrás os factores humanos eram ignorados na indústria dos dispositivos médicos. A concepção era dominada por engenheiros e a sua principal preocupação era perceber se o dispositivo funcionava correctamente. A facilidade de utilização, a adaptação ao ritmo de trabalho dos prestadores de cuidados de saúde ou o facto da concepção induzir a erros eram factores secundários ou nem sequer tidos em conta.

No artigo são dados exemplos de alguns produtos desenhados tendo em conta princípios ergonómicos.
Irão perceber em que medida este sistema de infusão e o utensílio para biopsías têm em conta a ergonomia.

Na perspectiva do autor, o próximo passo nesta área será integrar a usabilidade com o processo de gestão do erro. A usabilidade traduz-se numa redução do erro mas nem sempre numa gestão do erro. [Aguardo comentários a esta ideia]

Será que o panorama apresentado por Erik Swain é idêntico ao europeu e português?
Segundo o Jornal de Notícias, laboratórios, faculdades e empresas do Norte do país concorreram ao programa Pólos de Competitividade e Tecnologia, do Plano Tecnológico, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O objectivo é criar um centro tecnológico de excelência na área da Saúde que suplante a produção industrial. Uma das valências do projecto prende-se com a concepção de dispositivos médicos.

Será que está algum ergonomista incluído na equipa? Não seria uma boa oportunidade para introduzir a ergonomia na concepção nas áreas da saúde?

"O país tem poucas empresas a produzir instrumentos médicos e farmacêuticas e estão quase todas situadas entre o Porto e Penafiel. A maior, fundamental no projecto, é a Bial."

De momento estou a procurar se alguma empresa desta área tem preocupações ao nível da ergonomia. Deixo-vos um link com empresas para pesquisarem: http://www.apormed.pt/associados.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Sou enfermeira e aluna do curso de mestrado de gestao da saude e tenho com modulo optativo Ergonomia em Saúde.
Tenho de realizar um trabalho sobre a ergonomia e os dispositivos medicos.
´Gostaria de saber se por acaso nao me poderia fornecer alguma informação teórica sobre esta temática para o enquadramento do meu trabalho.


O meu email e filipasalemagarcao@gmail.com

Obrigada,

Filipa

Share