sábado, outubro 13, 2007

Computadores portáteis

Ao longo dos anos que passei na faculdade fui vendo o número de utilizadores de computadores portáteis crescer. No início uma ou duas pessoas por turma tinha um. Hoje vemos as mesas da biblioteca e do bar totalmente ocupadas por eles.

Que consequências terá o uso de computadores portáteis na vida dos estudantes e de outros profissionais?
Recentemente foi feito um questionário a 649 alunos ingleses acerca do uso de computadores portáteis e dos seus efeitos (financiado pelo Stephen Pheasant Memorial Fund).
Os utilizadores sentiam dores no pescoço (21%), nos ombros (21%), nos punhos (16%), nas costas (15%) e nos olhos (11%).
Muitas das vezes os computadores eram posicionados no colo (42%), na cama (29%) e no chão (13%).

Que conselhos genéricos posso fornecer?

  • Mesmo que tenha intenção de usar o portátil por pouco tempo, posiciona-lo sobre uma mesa. Corrigir a altura da mesa ou da cadeira de maneira a assentar os antebraços.
  • Ao comprar um portátil certificar-se que tem espaço antes do início do teclado para assentar os punhos.
  • Colocar o rato à mesma altura do teclado e junto ao utilizador evitando a flexão do ombro.
  • Ao usar um computador portátil os olhos estão mais próximos do ecrã não atingindo uma distância confortável, ou seja, não permite que os músculos que movimentam os olhos possam relaxar. Poderá ser necessário ligar um teclado ao computador portátil permitindo afastar o ecrã dos olhos.
  • Certificar-se que as costas estão bem apoiadas (o que é normalmente antónimo de sofá).

Este é um dos temas da ergonomia mais conhecidos pelo público em geral. Porém, espero que não pensem que os ergonomistas se limitam a dizer que postura se deve adoptar. Antes pelo contrário, os ergonomistas tentam modificar os equipamentos de trabalho (e a relação entre eles) para proporcionar uma utilização mais eficaz e benefícios para a saúde. Com os conselhos pretende-se que seja o utilizador a criar um olhar crítico sobre a organização do seu espaço de trabalho, fazendo pequenas experiências/alterações para minimizar o descomforto durante a utilização do computador portátil.

Sem comentários:

Share