terça-feira, março 11, 2008

A usabilidade é importante?

Estudo conduzido pelo Sand Hill Group e pela Neochange, intitulado Achieving Enterprise Software "Success", causa polémica em relação à importância da usabilidade.

O estudo envolveu o questionamento de 159 pessoas entre compradores (empresas) e fornecedores de software, numa tentativa de identificar factores de sucesso do software nas empresas. Esta avaliação ainda não está completamente difundida no sector: só 40% dos compradores e 35% dos fornecedores avaliam o sucesso dos softwares que vendem ou usam.

Perguntou-se o que define o sucesso do software de empresas. A maior parte dos vendedores (96%) e dos compradores (90%) disseram que era a criação de valor, seguido do uso efectivo do software.
A questão seguinte tentou perceber quais os factores mais importantes para a criação de valor. Em primeiro lugar apareceu o uso efectivo (70%) e em último a funcionalidade do software com 1%.

Desde então o 1% de importância da funcionalidade tem sido destacado na InformationWeek e na Ergoweb.

Penso que se trata duma questão de interpretação de resultados. A usabilidade é a magia do software que nos leva a usá-lo, ou seja, tudo aquilo que suporta a nossa rapidez de cliques, a recuperação de erros, a percepção das localizações dos menus, etc. Na minha opinião, essas questões podem não ter expressividade no inquérito por duas razões:

a) muitas das empresas de software já se preocupam com a usabilidade, bem como a sua concorrência, fazendo com que outros factores sejam diferenciadores do sucesso dos softwares;

b) o uso efectivo do software tem subjacente uma boa usabilidade, portanto talvez seja melhor indicador o uso efectivo, suportado tanto pela satisfação das necessidades dos utilizadores como pela facilidade com que interagem com os sistemas de informação.

Se tiverem curiosidade aqui fica o podcast da Sand Hill acerca do estudo:

Sem comentários:

Share