sábado, setembro 15, 2007

Eco-efectivo

A minha obssessão ecológica é bem conhecidas pelos meus amigos visto até já ter posto em perigo a sua integridade física. Esta neura estende-se à leitura sobre o tema...

Aconselho-vos o livro Cradle to Cradle de W. McDonough & M. Braungart. Os autores do livro são arquitecto e químico que desde cedo se preocupam com questões ambientais. Porém, apesar darem importância à minimização da pegada ecológica a nível individual colocam a ênfase nos processos de design. Os governos estão preocupados em tornar os processos menos nocivas, menos poluição e mais reciclagem por exemplo. Mas será esse o caminho? Não será mais efectivo conceber os produtos e os sistemas pensando em todo o ciclo de vida do produto fazendo-o entrar de novo no ciclo sem perder o seu valor? É essa a proposta dos autores que vão dando vários exemplos que mostram como isso é possível.

Um dos exemplos de design eco-efectivo que considerei pertinente é o da empresa defábrica de Herman Miller2 Herman Miller, um fabricante de mobiliário de escritório. A maior parte das fábricas que conhecemos têm pouca ou nenhuma luz natural e encontram-se em locais rodeados por asfalto.


Neste caso, a empresa solicitou a ajuda de McDonough e fábrica de Herman Miller1construiram um edifício rodeado por espécies indígenas, em que os terrenos drenam a água das chuvas e dos desperdícios evitando as cheias. O edifício tem janelas a toda a volta que permitem aos operadores verem o dia e as estações do ano.

Conclusão: as taxas de retenção de pessoal foram impressionantes porque as condições de trabalho eram muito melhores do que as da concorrência.


Com este post gostava de chamar a atenção de como aspectos ligados à ecologia e ao desenvolvimento sustentável estão interligados com a ergonomia, principalmente com a saúde dos trabalhadores.

O exemplo dado refere-se a um edifício mas alterações nos produtos têm igual ou maior impacto. Imaginemos que o processo de pintura dos microondas é alterado deixando de ser utilizados químicos nocivos. O consumidor final sairá beneficiado, será possível reciclar o produto e talvez o operador deixe de necessitar de usar equipamento de protecção individual.


Sites de interesse:

http://www.usgbc.org/ - Green Building Council
http://www.hermanmiller.com/CDA/SSA/Category/0,1564,a10-c698,00.html - Secção de Ergonomia da empresa Herman Miller. Têm parcerias com institutos de investigação.

http://www.mbdc.com/index.htm - Site dos autores de Cradle to Cradle

1 comentário:

Maria Eduarda disse...

Já me tinhas falado do livro. O tema da ecologia está cada vez mais em voga, dai estarem dois grandes filmes (verdade inconveniente e o outro não me lembro mas é qualquer coisa com o numero 11) a serem tão falados.
Para ser sincera já fui mais ligada a esta questões, no entanto fico contente de ver as pessoas motivadas para com elas.

Share