segunda-feira, setembro 24, 2007

Gerações da Ergonomia e Factores Humanos

Deparei-me recentemente com um artigo sobre o passado, presente e futuro da ergonomia que vale a pena ler: Boff, K., Revolutions and shifting paradigms in human factor & ergonomics, Appl. Ergon. (2006). Simplificando as ideias do autor existem 4 gerações de ergonomia e factores humanos:


A- Construir melhores ambientes de trabalho
Geração 1 - Adaptação física: adaptação do equipamento, locais de trabalho e tarefas às capacidades e limitações humanas.

Geração 2 - Adaptação cognitiva: integrar harmoniosamente humanos, tecnologia e trabalho tendo em vista a eficiência do sistema.


B - Fazer com que o Homem consiga trabalhar melhor

Stellarc - a terceira mão


Geração 3 - Adaptação neurológica: centrada nas tecnologias simbióticas que podem ampliar as capacidades humanas (físicas e cognitivas), conciliando o que as máquinas e os humanos conseguem fazer melhor. Noutras palavras, introduzir sensores bio-eléctricos de controlo neuro-muscular tanto exteriores ao organismo como implantados ("trabalhadores cyborgs").

Geração 4 - Adaptação biológica: melhoria das capacidades físicas e cognitivas a nível biológico. Centra-se nas aplicações da farmacologia, biotecnologia e genética que tentam parar, reverter ou modificar os efeitos das doenças e do envelhecimento.


Vantagens e desvantagens

"Em Portugal, cerca de 40% da totalidade da população portuguesa sofre de problemas nas costas." Imaginem que investigadores descobrem um produto/material que ao ser colocado na coluna vertebral elimina este problema?

Nos USA gastam-se 18 biliões de dólares/ano em produtividade industrial devido a sonolência no trabalho.(...) Na estrada perdem-se 12 biliões de dólares por ano. (Caldwell, 2002 cit Boff, 2006). Imaginem que tomando um comprimido ou mudando um gene este cenário muda?

Porém não sabemos se estas alterações podem ter efeitos nefastos na saúde das pessoas. Além disso existem considerações éticas a ter em mente.

Fiquem atentos ao futuro da Ergonomia.

2 comentários:

Sílvia Lopes disse...

Boa Noite,

Eu sou estudante de Psicologia do Trabalho, dos Recursos Humanos e das Organizações na Universidade de Lisboa.

No âmbito da cadeira de Psicologia do Trabalho, vou fazer um trabalho sobre Ergonomia...

Estou com algumas dificuldades em encontrar coisas na net será que me podias dar alguma indicação de um bom artigo em Português ou Inglês e enviar-me o que possas ter?

Peço desculpa pela invasão... mas é que estou mesmo com dificuldades!

Deixo aqui o meu endreço de e-mail caso me possas ajudar:

aivlis.p.l@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Lopes

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Share