sábado, maio 09, 2009

Novas maneiras de ver o mundo

Já há algum tempo tive possibilidade de ouvir uma apresentação de Hans Rosling no Ted Talks sobre os mitos acerca dos países em vias de desenvolvimento: http://www.ted.com/index.php/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html. Na altura o que me chamou a atenção foi o conteúdo da apresentação, muito mais do que o formato.
Hoje passei por um blog de ergonomistas ingleses e comecei a ver a apresentação de modo diferente. A ferramenta informática que suporta a apresentação chama-se Gapminder e através do uso de diferentes cores e dimensões, formas, linhas consegue expor dados estatísticos sobre todo o mundo. No entanto, o mais interessante é conseguir ver a evolução dos dados ao longo dos anos. Este tipo de abordagem facilita a compreensão do mundo. É mais um passo dado no campo da interacção homem-computador-sociedade e na usabilidade.
A um nível menos interactivo mas igualmente esclarecedor aconselho o Maps of War, em que através de manchas coloridas conseguimos ver, por exemplo, a evolução dos regimes políticos no mundo: http://www.mapsofwar.com/.
Sei ainda de um artista que recolhe palavras escritas em blogs relacionadas com sentimentos e as apresenta de forma original consoante a sua proporção em cada dia, país, hora mas não me consigo recordar do nome dele agora. Alguém se lembra?
Já me lembrei com a ajuda do Rui Aurélio: http://www.wefeelfine.org/wefeelfine_pc.html

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Susana!
Gostaria de saber se vc pode disponibilizar o modelo de questionário que vc utilizou para a sua pesquisa de estágio, postado em junho de 2008. Se puder, meu email é vi_cintra@yahoo.com.br
Desde já agradeço!

Viviani

Sílvia Lopes disse...

Boa Noite,

Eu sou estudante de Psicologia do Trabalho, dos Recursos Humanos e das Organizações na Universidade de Lisboa.

No âmbito da cadeira de Psicologia do Trabalho, vou fazer um trabalho sobre Ergonomia...

Estou com algumas dificuldades em encontrar coisas na net será que me podias dar alguma indicação de um bom artigo em Português ou Inglês e enviar-me o que possas ter?

Peço desculpa pela invasão... mas é que estou mesmo com dificuldades!

Deixo aqui o meu endreço de e-mail caso me possas ajudar:

aivlis.p.l@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Lopes

Share