quinta-feira, janeiro 24, 2008

Sensibilização da população para as LME

Encontrei no Jornal da Região (Almada), no dia 10 de Janeiro de 2008, um artigo em linguagem simples acerca de lesões músculo-esqueléticas que alerta para a importância de adaptar o trabalho e re-organizá-lo.

"Lesões por esforços repetitivos
(...) Criamos cada vez mais facilidades e tecnologias que acabam por trazer novos problemas e novas dificuldades. Exemplo disso, no presente, os computadores, que ao invés de melhorar ou extinguir as L.E.R, só vieram confirmar a sua existência.
Como formas de prevenção das L.E.R, e tendo em conta o tipo de trabalho exercido, é necessário introduzir pausas para o descanso, reduzindo o tempo de trabalho nas actividades repetitivas.
A alteração no processo de organização no trabalho, expressando-se pela redução de sobrecarga muscular por gestos e esforços repetidos, reduzir o ritmo de trabalho, utilizar ortóteses de repouso, que permitam a função, mas que mantenham uma boa postura articular, diminuindo o esforço a nível articular e tendinoso.
Adequação do mobiliário, equipamentos e ferramentas de trabalho, tendo como objectivo, reduzir a intensidade do esforço aplicada a corrigir posturas desfavoráveis."
T. Ocupacional Andrea Pinto
Clínica Ponto da Saúde (Av. da República, Estoril Office-Loja 3, Alcabideche)
www.pontodasaude.com – T. 21 460 63 30

Sem comentários:

Share