A Euronews tem uma rúbrica chamada Europeans que apresenta reportagens muito interessantes.
Hoje tive oportunidade de ver uma sobre a acessibilidade em vários países da Europa. Mais tarde fui até ao site e fiquei surpreendida ao encontrar uma outra reportagem sobre segurança no trabalho.
Um dos cenários desta segunda reportagem é uma pequena fábrica de um agricultor, cuja esposa sofreu um acidente de trabaho, perdendo mobilidade num dos braços. Desde essa data passou a fazer avaliações de risco e contratou um ergonomista.
Aproveito para citar a entrevista a Géry Decock: "Tornámo-nos muito mais conscientes depois do acidente. Antes, trabalhavamos apenas sem nos dar conta dos perigos que podiam resultar em acidente. Hoje a minha mulher regressou. Foi necessário adaptar postos de trabalho e isso foi feito por um perito em ergonomia que veio estudar o posto de trabalho e a minha mulher pôde retomar a actividade mais ou menos como uma pessoa normal. Mas no primeiro ano, isso custou 50% dos rendimentos da exploração."
Penso que esta entrevista demonstra a importância de uma abordagem preventiva na segurança do trabalho, da avaliação de riscos e ainda da importância do ergonomista no regresso ao trabalho.
Passem pelo site: http://www.euronews.net/pt/europa/europeans/ para verem estas e outras reportagens.
3 comentários:
Ola
Sou ergonomista no Brasil, se quiseres trocar algum ideia estou aberto para discussões.
Att
Rafael Claudino
Design Ergonomista
Erick_lecard@yahoo.com.br
Olá,
Obrigada pelo seu contributo.
Tem alguma área de interesse dentro do campo da ergonomia?
ridiculed pafp publishers blogonce discern utopian ceiling sourcing invoking alongwith budgeted
lolikneri havaqatsu
Enviar um comentário