A Ergonomia preocupa-se primordialmente com a saúde e o bem-estar de operadores e utilizadores mas não descura a importância da eficiência dos processos e da qualidade.
Porém, como estudante, poucas foram as noções que tive sobre qualidade, ouvindo hoje em dia, nas indústrias, uns "palavrões" cujos nomes pouco me dizem. Daí ter pensado em escrever breves artigos sobre conceitos relacionados com a qualidade, começando pelo 6 sigma.
6 Sigma - O que é?
Seis Sigma é uma iniciativa estratégica desenvolvida e implementada pela Motorola em 1986.
Este processo foca-se no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços próximos da perfeição. Estatisticamente representa 3,4 defeitos por cada milhão de oportunidades, fazendo com que um processo ou serviço seja 99.999999998% livre de defeitos.
Esta relação estatística traduz-se na redução dos custos de produção e administrativos e no aumento da satisfação do cliente.
Exemplo: com uma metodologia 6 sigma só haveria uma hora de falta de energia eléctrica em cada 34 anos.
Em que fases se desenvolve a metodologia?
a) Definição (Identificação de problemas e processos);
b) Medição (caracterização actual e desejada do processo);
c) Análise (estudo do impacto de cada variável sobre o processo);
d) Melhoria (realização de experiências através de modelos matemáticos);
e) Controlo (acompanhamento do processo de melhoria).
Que equipa é envolvida no processo de melhoria?
Alta Direcção: estabelece objectivos e cria condições.
Campeão: membro da gestão de topo, responsável pela logística e apoio dos cinturões negros.
Mestre Cinturão Negro: mentor dos Cinturões Negros. Fornece apoio, revê projectos e leva a cabo projectos de larga escala. Actua como consultor interno, formador e perito.
Cinturões Negros: líderes da equipa responsável pela medição, análise, melhoria e controlo dos processos.
Cinturões Verdes: apoiam a implementação participando em equipas de projecto.
Quanto tempo demora?
As organizações mais dedicadas levam cerca de 6 a 10 anos a atingir o nível requerido.
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