Dia 14 de Novembro, comemorou-se pela 2ª vez o dia Mundial da Usabilidade. Em Portugal realizaram-se dois eventos: um em Vila Real e outro em Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana.
Na Faculdade de Motricidade Humana o evento iniciou-se com a apresentação do site Vida Fácil que pretende que os utilizadores mandem exemplos de boa e má usabilidade e que façam comentários aos produtos lá colocados.
http://vidafacil.usabilidade.org/
Na segunda parte houve um debate com participação de ergonomistas, arquitectos e psicólogo em que foram dados exemplos de boa e má usabilidade de sistemas físicos e de sistemas de informação. Abordaram-se as dificuldades que os profissionais que trabalham nesta área experienciam e os benefícios que a usabilidade traz para os utilizadores, trabalhadores, empresas e seus clientes.
O que é a Usabilidade?
Já alguma vez sentiu dificuldades ao utilizar um produto? Já se deparou com placas confusas na estrada?
- Provavelmente já.
Sabe quais são todas as funções do seu microondas sem consultar o manual?
- Provavelmente não.
Quantas vezes já se enganou a tentar abrir uma torneira? Quantas vezes, ao consultar um motor de busca, carregou em publicidade sem o pretender?
- Talvez algumas.
Que implicações tudo isto teve na sua vida?
- Sentir-se frustrado, - Desistir de utilizar o produto ou o site, - Perder tempo, - ...
Acabou de tomar consciência que nem todos os produtos com os quais contacta diariamente tiveram em conta qual iria ser a sua interacção com eles. Em suma o objectivo da usabilidade é promover a melhoria da interacção do utilizador com os elementos de um sistema, de modo a promover níveis elevados de segurança e bem estar do utilizador, ao mesmo tempo que melhora a eficiência do sistema onde está inserido.
Princípios que inclui:
· Fácil aprendizagem,
· Fácil memorização,
· Satisfação subjectiva,
· Utilização eficaz,
· Redução dos erros.
1 comentário:
Já fui ao site, tenho de dar o exemplo se quero comentários no meu blog, sendo pequena posso dizer que os cabides do tempo da minha avó com o pau no meio era excelentes para se tirar os cabides sem se ter d ir buscar uma cadeira e existem sanitas de casas de banho publicas que para as pessoas baixas são horriveis, visto ser dificil evitar não tocar nelas visto serem altas.
Se contratassem ergonomistas se calhar n acontecia isso.
Enviar um comentário