segunda-feira, abril 26, 2010

Microsoft vai lançar manual de acessibilidade para professores

No dia 18-04-2010 li esta notícia no Público.

"A Microsoft vai lançar um guia para professores e educadores aprenderem a adaptar os computadores para crianças com necessidades especiais de acessibilidade. O manual foi apresentado ontem, no Encontro Nacional das Associações de Pais, em Évora.

Muitas destas funcionalidades já estão presentes no sistema operativo Windows, lembrou ao PÚBLICO a responsável pela área da educação na empresa, Adelaide Franco, mas muitas pessoas não as conhecem. O manual, que já foi lançado nos EUA há algumas semanas, foi adaptado e estará disponível por download, mas a Microsoft vai também discutir com o Ministério da Educação outras possibilidades de distribuição.

A Microsoft tem ainda quase concluído um jogo didáctico desenvolvido em parceria com a associação Diferenças, especializada em crianças com necessidades educativas especiais. "A tecnologia dos jogos é um dos meios mais eficazes [na aprendizagem]", explicou Miguel Sales Dias, também da Microsoft.

Em parceria com outras empresas e com as Universidades do Porto e de Aveiro, a Microsoft está ainda a desenvolver tecnologia para facilitar o uso de computadores por pessoas com problemas de mobilidade, por idosos e por crianças. A iniciativa, chamada Living Usability Lab, integra soluções de reconhecimento de fala - "estamos a fazer as primeiras experiências de português falado para interagir com o Twitter", refere o responsável - e de gestos. Outro dos objectivos é a monitorização da localização e dos sinais vitais das pessoas dentro de casa e até a criação de um assistente pessoal digital. Os primeiros protótipos devem estar prontos "em Junho ou Julho"."

domingo, abril 18, 2010

Intelligent Speed Adaptation - Part 1 - definition

De momento estou a fazer uma revisão bibliográfica acerca dos sistemas de ISA - Intelligent Speed Adaptation, i.e., sistemas que usam informação acerca da posição do veículo nas estradas em relação ao limite de velocidade de determinada zona para avisar o condutor ou limitar o ultrapassar dos limites de velocidade.

Pretendo enquadrar o tema do excesso de velocidade e dar a conhecer a percepção dos condutores em relação a este tema. No entanto, o foco central do trabalho é esclarecer o leitor sobre o sistema, consequências da sua utilização, aceitação pelos condutores entre outros aspectos.

Dado que o trabalho vai ser apresentado em inglês vou aproveitar para transcrever alguns excertos nessa língua. Aqui fica o primeiro.

Usually ISA is divided in categories depending on how intervening or permissive the system is: (SafetyNet, 2009; Dft, 2008; Goodwin et al. 2009):

- Open/Advisory/Supportive – informs/warns the driver that the speed limit is being exceeded and the driver decides whether he/she wants to slow down;

- Half-open/Voluntary – restrains speed to the speed limit for the road while allowing the driver to override the system (for example, the active accelerator pedal that increases the pressure on the accelerator pedal when speed limit is exceeded) and;

- Closed/Mandatory/Non-overridable - limits the speed automatically if the speed limit is exceeded without the possibility to override.

Tapio et al. (2002) also refer a Recording category when driver’s speed behaviour is recorded.

Share