quarta-feira, agosto 27, 2008

Reportagens Euronews - Acessibilidade; Segurança no Trabalho

A Euronews tem uma rúbrica chamada Europeans que apresenta reportagens muito interessantes.
Hoje tive oportunidade de ver uma sobre a acessibilidade em vários países da Europa. Mais tarde fui até ao site e fiquei surpreendida ao encontrar uma outra reportagem sobre segurança no trabalho.
Um dos cenários desta segunda reportagem é uma pequena fábrica de um agricultor, cuja esposa sofreu um acidente de trabaho, perdendo mobilidade num dos braços. Desde essa data passou a fazer avaliações de risco e contratou um ergonomista.
Aproveito para citar a entrevista a Géry Decock: "Tornámo-nos muito mais conscientes depois do acidente. Antes, trabalhavamos apenas sem nos dar conta dos perigos que podiam resultar em acidente. Hoje a minha mulher regressou. Foi necessário adaptar postos de trabalho e isso foi feito por um perito em ergonomia que veio estudar o posto de trabalho e a minha mulher pôde retomar a actividade mais ou menos como uma pessoa normal. Mas no primeiro ano, isso custou 50% dos rendimentos da exploração."
Penso que esta entrevista demonstra a importância de uma abordagem preventiva na segurança do trabalho, da avaliação de riscos e ainda da importância do ergonomista no regresso ao trabalho.
Passem pelo site: http://www.euronews.net/pt/europa/europeans/ para verem estas e outras reportagens.

domingo, agosto 24, 2008

I-Garment


O I-Garment, um fato de alta tecnologia para bombeiros, foi recentemente certificado pela Agência Espacial Europeia.

Desde 2004 que a YDREAMS está envolvida no desenvolvimento de um sistema de combate a incêndios, do qual resultou "um uniforme que combina tecidos inflamáveis com sistemas de localização em tempo real e monitorização biométrica, apoiado num sistema de rede sem fios", como refere a empresa no seu website.
O fato permite às autoridades identificar a localização exacta dos bombeiros no terreno, visualizá-la em 3D e monitorizar os sinais vitais. A comunicação com o centro de comando e vários interfaces também está assegurada.

O equipamento já foi testado pelos bombeiros de Constância com resultados positivos. Resta esperar pelo seu fabrico e distribuição.

Fonte: http://www.ydreams.com/ydreams_2005/index.php?page=162#381

sexta-feira, agosto 22, 2008

Touch Sight

Touch sight é o nome da nova máquina fotográfica para pessoas com deficiência visual. O protótipo foi desenvolvido por Chueh Lee, Liqing Zou, Ning Xu, Saiyou Ma, Dan Hu, Fengshun Jiang & Zhenhui Sun e é neste momento propriedade da Samsung.



Não é a primeira vez que se constroem máquinas fotográficas para pessoas com deficiência visual mas esta parece bem mais atraente.

Em que consiste a touch sight?
Uma das suas caracteristicas é a gravação de 3 segundos de som depois de premir o botão, o que permite ao utilizador usá-lo mais tarde para lembrar o momento e também para organizar as suas fotos. Além disso, possui um ecrã em braille que apresenta uma imagem 3D na sua superfície. Este aparelho assegura o dowload/upload das fotos de/para outras Touch Sight.

Como utilizar?
Curiosamente, ela deve ser utilizada sobre a testa de modo a estabilizá-la. Este aspecto foi descoberto por Chueh aquando da sua pesquisa em Israel.

É útil ou é mais um gadget desnecessário?
  • Apenas 10% das pessoas com deficiência visual são invisuais.
  • A estimativa das distâncias não é problema uma vez que usam a audição.
  • Conseguem detectar as fontes de luz pelo calor que emitem.
  • Conseguem elaborar fotografias mentais com outros sentidos.

Por conseguinte, penso que será uma vantagem para as pessoa com deficiência visual que conseguem ler braille.

Prémios
Enquanto aguardamos pela comercialização da Touch Sight, ela marca pontos, tendo recebido o primeiro prémio nos Internatinal Design Excellence Awards 2008, na categoria de Communication-Tools - Concepts.

Como se candidatar ao CAP de TSHST?

Como licenciada em ergonomia decidi candidatar-me ao CAP de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Porém, os sites do ISHST e da ACT não disponibilizam todas as informações necessárias. Assim sendo, deixo aqui informações pertinentes.
Que documentos são necessários?
- Ficha de candidatura que se encontra no site: http://www.ishst.pt/downloads/formularios/fichadecandidatura.doc
- Fotocópia do BI, cartão de contribuinte e certificado de habilitações,
- Curriculum Vitae.
Onde se devem dirigir?/Para onde enviar a candidatura?
Serviços Centrais da Autoridade para as Condições de Trabalho
Avenida Casal Ribeiro, 18A,
1000-092 Lisboa
Para onde ligar se tiverem dúvidas?
213 308 700 - Atendimento telefónico às terças-feiras, das 10h00 às 12h00, e às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Paga-se?
Sim, mas só depois da candidatura ser aprovada e receberem o CAP.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Ergonomista - Uma profissão de homens não razoáveis

"O homem razoável adapta-se ao mundo; o homem não razoável persiste em tentar adaptar o mundo a ele próprio. Por isso, todo o progresso depende do homem não razoável."
George Bernard Shaw(1856-1950), dramaturgo irlandês.

sexta-feira, agosto 15, 2008

Mestrado em Risk Assessment and Risk Analysis - Milão

A Universidade de Milão abriu o mestrado "avaliação e análise do risco" para o ano lectivo 2008-2009, leccionado em inglês.

O curso contempla 510 horas de teoria e 300 horas práticas e versa os riscos químicos, biológicos e físicos.
Os módulos abordados são: ciência, toxicologia, ecotoxicologia, bioestatística e epidemiologia, avaliação do risco químico, avaliação do risco ambiental de químicos, avaliação do risco biológico, avaliação do risco físico, gestão do risco e comunicação, legislação REACH.
A propina é de 3500 euros e as candidaturas estão abertas até 30 de Setembro de 2008.

Para mais informações consultem o site: http://users.unimi.it/euma2312/english/home_inglese.htm

Envelhecimento e trabalho

A população europeia está a envelhecer como se pode observar nas pirâmides etárias abaixo.
A idade activa está a aumentar com consequências no mundo do trabalho.
Assim sendo, é preciso tomar medidas políticas e sociais para fazer face às mutações da sociedade. Neste post poderão ficar a saber que medidas já foram tomadas e outras curiosidades acerca do envelhecimento no trabalho.

Um trabalhador é considerado sénior a partir dos 55 anos. Em Portugal, em 2007, cerca de metade da poulação activa encontrava-se nesta faixa etária. Na Europa a 27 a percentagem de trabalhadores séniores situa-se nos 43,5%, em 2007.

Quais são as características desta faixa etária?
- Perda de capacidade associada aos orgãos dos sentidos.
- Demoram o dobro do tempo a recuperar de lesões.

Por outro lado têm 1/3 da propensão para terem uma lesão que os faça faltar ao trabalho quando comparados com os jovens. Além disso, demonstram um perfil de competências mais elevado, tendo ocorrido uma mudança das ocupações manuais para as mais dependentes do conhecimento, adaptando-se desta forma à economia actual.

Que medidas políticas foram tomadas?
- Em 2001, no Stockholm European Council definiu-se como objectivo para 2010 ter pelo menos 50% da população da UE entre os 55 e 64 anos empregada.
- Em 2002, no Barcelona European Council delineou-se um aumento progressivo de 5 anos na idade em que as pessoas se reformam, até 2010.

Que implicações têm estas medidas?
Ao aumentar a idade activa é necessário proporcinar melhores condições de vida e de trabalho bem como actualizar o sistema de protecção social.

Proporcionar trabalhos em part-time para a população acima dos 55 anos é uma estratégia essencial que carece de desenvolvimento. A adaptação dos equipamentos, o assegurar da acessibilidade ao posto de trabalho, o planeamento da transferência de competências são outros tema em destaque nos quais a ergonomia pode ter uma intervenção.

Fontes: http://www.eurofound.europa.eu/pubdocs/2008/53/en/1/ef0853en.pdf; http://ec.europa.eu/employment_social/employment_analysis/eie/eie2007_conf_minty_en.pdf

Share