quarta-feira, agosto 27, 2008
Reportagens Euronews - Acessibilidade; Segurança no Trabalho
domingo, agosto 24, 2008
I-Garment
Desde 2004 que a YDREAMS está envolvida no desenvolvimento de um sistema de combate a incêndios, do qual resultou "um uniforme que combina tecidos inflamáveis com sistemas de localização em tempo real e monitorização biométrica, apoiado num sistema de rede sem fios", como refere a empresa no seu website.
O fato permite às autoridades identificar a localização exacta dos bombeiros no terreno, visualizá-la em 3D e monitorizar os sinais vitais. A comunicação com o centro de comando e vários interfaces também está assegurada.
O equipamento já foi testado pelos bombeiros de Constância com resultados positivos. Resta esperar pelo seu fabrico e distribuição.
Fonte: http://www.ydreams.com/ydreams_2005/index.php?page=162#381
sexta-feira, agosto 22, 2008
Touch Sight
Não é a primeira vez que se constroem máquinas fotográficas para pessoas com deficiência visual mas esta parece bem mais atraente.
Em que consiste a touch sight?
Uma das suas caracteristicas é a gravação de 3 segundos de som depois de premir o botão, o que permite ao utilizador usá-lo mais tarde para lembrar o momento e também para organizar as suas fotos. Além disso, possui um ecrã em braille que apresenta uma imagem 3D na sua superfície. Este aparelho assegura o dowload/upload das fotos de/para outras Touch Sight.
- Apenas 10% das pessoas com deficiência visual são invisuais.
- A estimativa das distâncias não é problema uma vez que usam a audição.
- Conseguem detectar as fontes de luz pelo calor que emitem.
- Conseguem elaborar fotografias mentais com outros sentidos.
Por conseguinte, penso que será uma vantagem para as pessoa com deficiência visual que conseguem ler braille.
Como se candidatar ao CAP de TSHST?
segunda-feira, agosto 18, 2008
Ergonomista - Uma profissão de homens não razoáveis
George Bernard Shaw(1856-1950), dramaturgo irlandês.
sexta-feira, agosto 15, 2008
Mestrado em Risk Assessment and Risk Analysis - Milão
O curso contempla 510 horas de teoria e 300 horas práticas e versa os riscos químicos, biológicos e físicos.
Os módulos abordados são: ciência, toxicologia, ecotoxicologia, bioestatística e epidemiologia, avaliação do risco químico, avaliação do risco ambiental de químicos, avaliação do risco biológico, avaliação do risco físico, gestão do risco e comunicação, legislação REACH.
A propina é de 3500 euros e as candidaturas estão abertas até 30 de Setembro de 2008.
Para mais informações consultem o site: http://users.unimi.it/euma2312/english/home_inglese.htm
Envelhecimento e trabalho
Um trabalhador é considerado sénior a partir dos 55 anos. Em Portugal, em 2007, cerca de metade da poulação activa encontrava-se nesta faixa etária. Na Europa a 27 a percentagem de trabalhadores séniores situa-se nos 43,5%, em 2007.
Quais são as características desta faixa etária?
- Perda de capacidade associada aos orgãos dos sentidos.
- Demoram o dobro do tempo a recuperar de lesões.
Por outro lado têm 1/3 da propensão para terem uma lesão que os faça faltar ao trabalho quando comparados com os jovens. Além disso, demonstram um perfil de competências mais elevado, tendo ocorrido uma mudança das ocupações manuais para as mais dependentes do conhecimento, adaptando-se desta forma à economia actual.
Que medidas políticas foram tomadas?
- Em 2001, no Stockholm European Council definiu-se como objectivo para 2010 ter pelo menos 50% da população da UE entre os 55 e 64 anos empregada.
- Em 2002, no Barcelona European Council delineou-se um aumento progressivo de 5 anos na idade em que as pessoas se reformam, até 2010.
Que implicações têm estas medidas?
Ao aumentar a idade activa é necessário proporcinar melhores condições de vida e de trabalho bem como actualizar o sistema de protecção social.
Proporcionar trabalhos em part-time para a população acima dos 55 anos é uma estratégia essencial que carece de desenvolvimento. A adaptação dos equipamentos, o assegurar da acessibilidade ao posto de trabalho, o planeamento da transferência de competências são outros tema em destaque nos quais a ergonomia pode ter uma intervenção.
Fontes: http://www.eurofound.europa.eu/pubdocs/2008/53/en/1/ef0853en.pdf; http://ec.europa.eu/employment_social/employment_analysis/eie/eie2007_conf_minty_en.pdf