Encontrei no Jornal da Região (Almada), no dia 10 de Janeiro de 2008, um artigo em linguagem simples acerca de lesões músculo-esqueléticas que alerta para a importância de adaptar o trabalho e re-organizá-lo.
"Lesões por esforços repetitivos
(...) Criamos cada vez mais facilidades e tecnologias que acabam por trazer novos problemas e novas dificuldades. Exemplo disso, no presente, os computadores, que ao invés de melhorar ou extinguir as L.E.R, só vieram confirmar a sua existência.
Como formas de prevenção das L.E.R, e tendo em conta o tipo de trabalho exercido, é necessário introduzir pausas para o descanso, reduzindo o tempo de trabalho nas actividades repetitivas.
A alteração no processo de organização no trabalho, expressando-se pela redução de sobrecarga muscular por gestos e esforços repetidos, reduzir o ritmo de trabalho, utilizar ortóteses de repouso, que permitam a função, mas que mantenham uma boa postura articular, diminuindo o esforço a nível articular e tendinoso.
Adequação do mobiliário, equipamentos e ferramentas de trabalho, tendo como objectivo, reduzir a intensidade do esforço aplicada a corrigir posturas desfavoráveis."
T. Ocupacional Andrea Pinto
Clínica Ponto da Saúde (Av. da República, Estoril Office-Loja 3, Alcabideche)
www.pontodasaude.com – T. 21 460 63 30