sábado, outubro 17, 2009

Outubro - Mês da Ergonomia

Desde 2003 que Human Factors and Ergonomics Society (HFES) decidiu que Outubro seria o mês da Ergonomia.
Assim sendo, várias instituições (nacionais, europeias e internacionais) organizam eventos durante todo o mês para promover esta área do conhecimento.
  • Em Portugal, a APERGO irá realizar um seminário com a SECIL e uma ronda de ergonomia com a AXA Seguros. Além disso, apoia a MBT no lançamento de um site relacionado com o trabalho com ecrãs de visualização. Para mais informações consultem: www.apergo.pt.
  • Na Europa, a FEES apoia as iniciativas de associações nacionais na Bélgica, na Finlândia e em Itália, dias 20, 27 e 30 de Outubro respectivamente. Os temas vão desde a área informática até à avaliação da usabilidade de dispositos médicos. http://www.fees-network.org/activities/2009/european-month-of-ergonomics.html
  • Nos EUA ainda vão decorrer alguns eventos, que contam com o apoio da HFES. A título de exemplo, na universidade de Illinois, decorre a "Bad design on campus competition" em que os concorrentes devem criar um vídeo ou um poster com exemplos de mau design, uma explicação e uma solução. Noutra universidade, em Purdue, decorre uma competição de web-design em que os critérios de avaliação são: a funcionalidade, a usabilidade, a estética e a criatividade. http://hfesnem.org/upcoming.html.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Design de intervenção para a saúde, bem-estar e qualidade de vida

O CeFIPsi - Centro de Formação e Investigação em Psicologia - está a organizar mais um rol de workshops de Outono. Um deles é particularmente interessante para a área de ergonomia: Design de intervenção para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O workshop tem as seguintes palavras-chave: determinantes da saúde, bem-estar e qualidade de vida em meio urbano, espaço pessoal, crowding, stresse ambiental, aspectos psicológicos do design em espaços públicos, intervenções em ambientes institucionais.
O orientador é o Dr. Rui Carvalho (consultor ambiental e investigador, doutorando em Psicologia Social - aplicada ao Ambiente e Consumo).
O workshop irá decorrer sábado dia 24 de Outubro, das 10h às 17h e tem o custo de 35euros (até 5 dias de antecedência).

Share