sábado, maio 09, 2009

Novas maneiras de ver o mundo

Já há algum tempo tive possibilidade de ouvir uma apresentação de Hans Rosling no Ted Talks sobre os mitos acerca dos países em vias de desenvolvimento: http://www.ted.com/index.php/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html. Na altura o que me chamou a atenção foi o conteúdo da apresentação, muito mais do que o formato.
Hoje passei por um blog de ergonomistas ingleses e comecei a ver a apresentação de modo diferente. A ferramenta informática que suporta a apresentação chama-se Gapminder e através do uso de diferentes cores e dimensões, formas, linhas consegue expor dados estatísticos sobre todo o mundo. No entanto, o mais interessante é conseguir ver a evolução dos dados ao longo dos anos. Este tipo de abordagem facilita a compreensão do mundo. É mais um passo dado no campo da interacção homem-computador-sociedade e na usabilidade.
A um nível menos interactivo mas igualmente esclarecedor aconselho o Maps of War, em que através de manchas coloridas conseguimos ver, por exemplo, a evolução dos regimes políticos no mundo: http://www.mapsofwar.com/.
Sei ainda de um artista que recolhe palavras escritas em blogs relacionadas com sentimentos e as apresenta de forma original consoante a sua proporção em cada dia, país, hora mas não me consigo recordar do nome dele agora. Alguém se lembra?
Já me lembrei com a ajuda do Rui Aurélio: http://www.wefeelfine.org/wefeelfine_pc.html

Share