quarta-feira, junho 04, 2008

Resumo do projecto de estágio - desenvolvimento de um software de promoção da SST

Gostaria de agradecer a todos os que colaboraram no meu projecto de estágio e partilhar convosco o resumo deste. Aos meus colegas, disponibilizo este espaço caso queiram expor os resumos dos vossos trabalhos.

RESUMO
O estudo descreve a identificação e hierarquização de necessidades de dois grupos profissionais responsáveis pela promoção da saúde e segurança do trabalho – ergonomistas e técnicos superiores de higiene e segurança do trabalho (TSHST). A principal motivação desta investigação foi o desenvolvimento de um software que melhore a eficácia das intervenções nesta área.

Utilizaram-se três metodologias: consultas a um painel de peritos, entrevistas a ergonomistas (n=7) e aplicação de um questionário a ambos os grupos profissionais. Este foi recebido no e-mail de 103 profissionais que, numa primeira sondagem, mostraram interesse em participar.
Responderam 63 profissionais ao inquérito (taxa de resposta de 61,17%): 45 ergonomistas (taxa de resposta de 77,59%) e 18 TSHST (taxa de resposta de 38,30%). A um nível global, as principais necessidades verificaram-se ao nível da identificação de perigos (79,4% consideraram-na “muito importante”) e da análise dos factores de risco biomecânicos (77,8% mencionaram-nos como “muito importante”). Neste estudo são ainda referidas as necessidades específicas de cada grupo profissional e de seis áreas de actividade em que exercem funções: indústrias transformadoras, construção, consultoria, educação, saúde e outras actividades de serviço.
No futuro devem ser abordados outros profissionais com interesse na área e estudadas as compatibilidades com sistemas de informação e comunicação das organizações, para poder disponibilizar um programa informático mais multidisciplinar e abrangente.

Share