domingo, abril 27, 2008

EDEP® – Empreendedorismo, Design e Engenharia de Produtos, 3ª Edição

"Aqui em Portugal importa-se tudo. Leis, ideias, filosofias, teorias, assuntos, estéticas, ciência, estilo, indústrias, modas, maneiras, pilhérias, tudo nos vem em caixotes pelo paquete. A civilização custa-nos caríssima, com os direitos de alfândega; e é em segunda mão, não foi feita para nós, fica-nos curta nas mangas." Eça de Queirós
A sociedade portuguesa continua a precisar de ter ideias, de construir serviços e indústrias assentes na concepção e não apenas na aplicação do que outros pensaram.
Parece que é nesse sentido que surge a 3ª edição do curso EDEP® – Empreendedorismo, Design e Engenharia de Produtos. Vai realizar-se às segundas-feiras, de 12 de Maio a 2 de Junho, no IST em Lisboa.
O curso propõe-se fornecer uma visão integradora do processo de concepção, desde a identificação de uma necessidade do mercado e a geração de ideias inovadoras até ao lançamento em fabrico do produto que satisfaz essa necessidade.
Os tópicos abordados são: (1) empreendedorismo, (2) inovação e criatividade no processo de DP, (3) identificação das necessidades dos utilizadores, geração de conceitos e selecção e teste desses conceitos, (4) estabelecimento de especificações e arquitectura do produto, (5) QFD e análise do valor, (6) design Industrial, (7) prototipagem, (8) design for manufacturing and assembly e design for the environment. Haverá ainda case studies e seminários.
Tudo isto em 35 horas e com uma inscrição de 1000 euros.

terça-feira, abril 15, 2008

Qualidade - 6 sigma

A Ergonomia preocupa-se primordialmente com a saúde e o bem-estar de operadores e utilizadores mas não descura a importância da eficiência dos processos e da qualidade.
Porém, como estudante, poucas foram as noções que tive sobre qualidade, ouvindo hoje em dia, nas indústrias, uns "palavrões" cujos nomes pouco me dizem. Daí ter pensado em escrever breves artigos sobre conceitos relacionados com a qualidade, começando pelo 6 sigma.
6 Sigma - O que é?
Seis Sigma é uma iniciativa estratégica desenvolvida e implementada pela Motorola em 1986.
Este processo foca-se no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços próximos da perfeição. Estatisticamente representa 3,4 defeitos por cada milhão de oportunidades, fazendo com que um processo ou serviço seja 99.999999998% livre de defeitos.
Esta relação estatística traduz-se na redução dos custos de produção e administrativos e no aumento da satisfação do cliente.
Exemplo: com uma metodologia 6 sigma só haveria uma hora de falta de energia eléctrica em cada 34 anos.

Em que fases se desenvolve a metodologia?
a) Definição (Identificação de problemas e processos);
b) Medição (caracterização actual e desejada do processo);
c) Análise (estudo do impacto de cada variável sobre o processo);
d) Melhoria (realização de experiências através de modelos matemáticos);
e) Controlo (acompanhamento do processo de melhoria).
Que equipa é envolvida no processo de melhoria?
Alta Direcção: estabelece objectivos e cria condições.
Campeão: membro da gestão de topo, responsável pela logística e apoio dos cinturões negros.
Mestre Cinturão Negro: mentor dos Cinturões Negros. Fornece apoio, revê projectos e leva a cabo projectos de larga escala. Actua como consultor interno, formador e perito.
Cinturões Negros: líderes da equipa responsável pela medição, análise, melhoria e controlo dos processos.
Cinturões Verdes: apoiam a implementação participando em equipas de projecto.
Quanto tempo demora?
As organizações mais dedicadas levam cerca de 6 a 10 anos a atingir o nível requerido.

Saúde e Segurança no trabalho: dos discursos às práticas

No dia 29 de Abril, entre as 9h e as 18h, realiza-se um Seminário na área de SST no Auditório da Universidade Fernando Pessoa.
Os principais objectivos do seminário são:
- Proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre as diferentes perspectivas de intervenção no domínio da saúde e segurança ocupacionais, em termos científicos e técnicos;
- Analisar e debater os actuais desafios que as organizações enfrentam na área da gestão de riscos profissionais e de sáude no contexto laboral.

A inscrição é de 30 euros para profissionais e de 5 euros para alunos (até dia 22 de Abril).

Para mais informações consulte: http://www.ufp.pt/events.php?intId=10111

terça-feira, abril 08, 2008

Concurso para designers

No dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, 5 de Abril, a Roche apresentou o concurso de design “Liberdade de Movimentos”. A empresa pretende incentivar a criação de objectos que facilitem o dia-a-dia dos cerca de 40 mil portugueses que sofrem desta doença.
Os concorrentes deverão aliar a originalidade das peças à sua utilidade no cumprimento das actividades do quotidiano doméstico (ex.: alimentação, higiene, vestuário, lazer, etc.).
O concurso “Liberdade de Movimentos” dirige-se a estudantes do Ensino Superior na área de Design e a designers recém-licenciados há menos de 2 anos. As inscrições estão abertas até dia 31 de Julho através do site www.liberdadedemovimentos.com. O prémio é uma bolsa de formação no valor de 2500euros.

sexta-feira, abril 04, 2008

Simpósio sobre Segurança e Saúde do Trabalho nas Autarquias

Dia 8 de Maio realiza-se um Simpósio sobre Segurança e Saúde do trabalho nas Autarquias.
Se estiverem interessados enviem os vosos dados (nome, morada, codigo postal, telefone, e-mail, e funçao) para carla.silva@cm-oeiras.pt.
As inscriçoes são até 5 de Maio.
Este simposio realiza-se no Auditório Ruy de Carvalho - Rua 25 de Abril - Centro Cívico de carnaxide 2790-047 Carnaxide.

Obrigada Ilda

Extra: dia 28 de Maio é o dia da Higiene e Segurança do Trabalho. Sabiam?

Share