sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Ergoshow

Dia 5 de Março, 4ª feira, às 14h30, vai decorrer na Faculdade de Motricidade Humana a apresentação do Ergoshow 1 e 2.
O Ergoshow é um software educativo desenvolvido no Ergolab que visa promover a cultura da saúde e segurança nos mais novos.
Já tive oportunidade de assistir à apresentação do Ergoshow 1, sobre movimentação manual de cargas e trabalho sentado. O nosso anfitrião é uma personagem chamada Bone que leva os mais pequenos (e os mais crescidos) a descobrirem a anatomia/fisiologia da coluna vertebral para compreenderem como organizar os espaço de trabalho e como movimentar cargas.
O software não se limita a explicar mas faz com que o utilizador interaja com as personagens. Além disso, apresenta pequenos desafios no final de cada módulo.

A fábrica segura e saudável, título do ergoshow 2, é ainda desconhecida para mim.
Venham descobrir esta abordagem divertida da ergonomia. Basta inscreverem-se até dia 3 de Março enviando um e-mail para sofia.avo@act.gov.pt ou um fax para o 21 330 87 04.
Peço desculpa aos meus assíduos leitores a ausência de posts nos últimos tempos e agradeço os vossos lembretes. :)

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Colaboração em projecto de estágio na área da saúde e segurança do trabalho

O meu estágio curricular consiste na concepção de um software que ajude ergonomistas e técnicos superiores de higiene e segurança no seu trabalho, nomeadamente no âmbito da promoção da saúde e segurança do trabalho.
A primeira fase de qualquer projecto de concepção designa-se por praticabilidade do projecto e abrange a detecção de necesssidades da população alvo tendo em vista a definição do conceito do produto.
Para atingir esse objectivo podem-se usar várias técnicas: entrevistas, questionários, observação, focus group entre outras.
Após termos realizado entrevistas e observações no terreno concebémos um questionário que poderá fazer no conforto do seu lar. Para isso deve ser ergonomista ou técnico superior de HST e enviar-nos o seu e-mail para:
geral[arroba]ergonomica560.pt
Obrigada por contribuir para o avanço desta área do conhecimento

Share